A escalada

Faltava muito pouco, a euforia aumentava proporcionalmente à medida em que estava mais perto, havia uma batida familiar, vinda de algum lugar lá de dentro, que fazia doer a caixa torácica. Houve um momento em que já não estava mais aguentando, suas pernas tremiam fartas, seu corpo inteiro era pura fadiga, e então avistou o cume. Um sorriso apareceu em seu rosto (mais iluminado que o sol), uma força revigorante trouxe novamente o ar de seus pulmões e depois de poucos minutos ela alcançou seu sonho da vida inteira. Estava inegavelmente feliz. Naquele instante não faltava mais nada. Ainda havia outros planos, outros desejos, outros sonhos, mas não, não naquele momento. E depois de incontáveis pulos de alegria, parou e observou o quão alto chegara e pensou no seu esforço e determinação, nunca havia deixado de acreditar em si mesma e não se levara a sério o suficiente quando achou que tudo o que podia fazer era desistir, mas ela não somente não desistiu como também seguiu em frente.
Olhou para baixo e sentiu um frio na barriga, gostava daquilo. Pensando bem, afinal de contas, o que era o cume se comparado a toda escalada? Que importância teria se passasse apenas dois metros do chão? Que valor lhe seria atribuído se não fosse tão difícil alcançá-lo? E se deu conta de que não era só o topo da montanha, era tudo o que havia feito para chegar ali, que o primeiro passo pode te levar à esquina ao mesmo tempo que pode te fazer rodar duas quadras inteiras, dependendo de onde queira chegar. Ela queria o longe, nunca se conformou com o que era palpável, nunca se conformou em esperar que viessem até ela, por isso foi até lá. Queria o impossível, perfeitamente possível que é.

Atualização:
"Eu aprendi que todos querem viver no topo da montanha, mas toda a felicidade e crescimento ocorre quando você está escalando-a." (Shakespeare)
Encontrei esta frase na agenda de 2011 do colégio, talvez eu tenha me inspirado nela, inconscientemente.

2 comentários:

  1. Fiquei tremendamente feliz quando entrei aqui por saudade do blog e vi que você voltou a escrever, seus textos são incríveis como sempre, queria o seu talento haha. Saudade dos nossos blogs...

    Mari

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, Mari. Também tenho muita saudade daquela época "amigas blogueiras de meia furada". Eu é que fico feliz em ver que você ainda passa aqui. *-*

    ResponderExcluir