Incompreensível como tudo

O engraçado dessa vida é que a gente sempre espera que vamos crescer e passar a entender as coisas, vê-las como realmente são, cada vez de modo mais concreto e, no entanto, quando se vai crescendo, diferentemente de nossas expectativas, acontecem as coisas mais complicadas do mundo. E aí você fica perdido. E aí, você que antes nem ligava para isso, passa a olhar as horas para não chegar atrasado e contar o tempo, e ter de fingir que se importa ou que não. Passa a fazer coisas e depois perguntar a si mesmo o  porquê de as tê-las feito. Tenta achar, ao menos, razão para as nuvens não serem simplesmente algodão, ou para o coração ter que ficar apertado e as lágrimas caírem tão silenciosas agora. Buscando uma explicação para tudo, mesmo sabendo que muita coisa não se explica. Depois não entendem o lance do estresse. Quando o que estiver por perto vira alvo e quem, também, sair de cima, baixo, lados e diagonais é o que deveriam fazer. Mas não. Todo mundo fica lá, sufocando. Não entendem que eu não entendo bulhufas. Não entendem essa sensação de que eu estou numa estufa, acumulando problemas sem solução e vivendo em meio a coisas que não estão no seu devido lugar, ou talvez até entendam e já tenham esquecido. E a vontade de consertar tudo me persegue. Explodir, ando fazendo todo dia. Mas então se já estou tão cheia significa que não tem mais espaço para nada. O que pode acontecer agora é passar.
Quero dizer, ainda não pensei no que faria se piorasse. Já está turbulento demais.

3 comentários:

  1. lindo e angustiante seu texto Sara
    posso dizer que entendo bem!
    lembre-se que dps da tempestade sempre,sempre, vem o arco-iris

    obrigada pelo comentario la no blog
    bjao!

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito também. Este, porém é uma cois amais particular. Muito pessoal mesmo. E mesmo assim, a linguagem conquista. É engraçado, mas às vezes, tenho a nítida sensação que você é um daqueles talentos que, de tão à frente da média da idade, ainda nem sequer teve a maturidade de perceber o quanto você é boa. rsrsrs. Tipo, a "habilidade técnica literária" ainda não é tão madura quanto o que você tem a dizer. E isso é o maior charme, por enquanto. É diferente.

    A linguagem tem uma fluidez, uma continuidade de ideias. O discurso é seguro e não se perde no caminho, nem morre na praia. Pareçe que a gente tá lendo um pensamento seu, do mesmo jeito que surgiu na sua mente. ISSO, eu acho que é a característica mais forte do seu estilo. Guarde isso aí num lugarzinho especial.

    E pra não dizer que sou um "crítico literário frio" (na verdade, nem crítico literário eu sou), sobre o CONTEÚDO mesmo do texto, é difícil afirmar, mas é interessante perceber que existe um fio entre os textos e todos trazem esse conflito, as dúvidas, as aflições, etc. E isso já dá de dez a zero em qualquer coisa que eu já tenha visto escrita sobre a adolescência. É legal ver um assunto pode render muita coisa ingênua e sentimentalíide ser tratada por você com tanta sensibilidade e estilo.

    Parabéns (de novo). Vão começar a me chamar de Professor Puxa-saco. - rsrs

    ResponderExcluir
  3. quis dizer ali "É legal ver um assunto QUE PODERIA render muita coisa ingênua e sentimentalóide ser tratado por você com tanta sensibilidade e estilo."

    ResponderExcluir