A vida como ela é

Tenho reparado em gente diferente. Gente que luta extras a mais que todos, que passa por muito mais do que pegar dois ônibus cheios na cidade grande para chegar ao trabalho, gente que tem a rotina, a vida corriqueira, como o seu maior desafio. Entenda que as pessoas normais costumam dizer que se superam a cada dia mas, não. Nem sequer fazem ideia. Eles são os verdadeiros heróis, eles entendem o significado de superação mais do que qualquer um de nós poderia entender um dia. Basta olhar e se houver algum senso de percepção em você, não será difícil notar. Essas pessoas estão por toda a parte e é lindo ver que estão. Diante da ausência de sentidos que podíamos julgar necessários, elas preenchem a vida com sua sensibilidade aguçada. Com sua força, seja para empurrar as rodas da cadeira ou para enfrentar os degraus de uma escada. Com sua dignidade, de enxergar sem ver. E tocar. E imaginar. De inventar cores, inventar uma realidade inteira. Com sua disposição para realizar o simples. E de poder, assim, valorizar cada gesto, por mais minúsculo que seja. Com sua voz, que diz "isso é possível", ainda que esteja calada.
Não importa se tiveram que perder ou nasceram sem ter, porque todos os dias, a cada manhã, eles poderiam acordar e pensar em desistir. Jogar tudo para o ar, entrar em desespero - exatamente como eu faço quando não encontro a roupa certa para determinadas ocasiões.
Mas eles preferem levantar, sorrir para as dificuldades e transformar em vida tudo o que teriam a reclamar sobre como o mundo não é um lugar ideal. Aqui não há espaço para futilidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário